Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2012

TRABALHANDO COM O CORPO

        OS ALUNOS DO 1º ANO "A" DA PROFESSORA MICHELE ESTÃO INICIANDO SEU CONTATO COM A LETRA MANUSCRITA. PARA TANTO, OS ALUNOS FORAM ATÉ O PÁTIO DA ESCOLA PARA PARTICIPAR DE ATIVIDADES CORPORAIS UTILIZANDO DIVERSOS MATERIAIS.
      AO SEGUIR AS LINHAS RETAS E CURVAS E O CONTORNO AS VOGAIS DESENHADAS NO CHÃO E FEITAS COM A CORDA, O ALUNO ADQUIRE HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA A ESCRITA, DESENVOLVENDO POR MEIO DE BRINCADEIRAS A COORDENAÇÃO GLOBAL, QUE DIZ RESPEITO ÀS ATIVIDADES DOS GRANDES MÚSCULOS.
      AO REALIZAR ESSAS ATIVIDADES AS CRIANÇAS DEPENDEM DE SUAS CAPACIDADES DE EQUILÍBRIO POSTURAL. É ATRAVÉS DA MOVIMENTAÇÃO E DA EXPERIMENTAÇÃO QUE O INDIVÍDUO PROCURA SEU EIXO CORPORAL E VAI SE ADAPTANDO E BUSCANDO UM EQUILÍBRIO CADA VEZ MELHOR.
        ASSIM, VAI COORDENANDO SEUS MOVIMENTOS, VAI SE CONSCIENTIZANDO DE SEU CORPO E DA SUA POSTURA. QUANTO MAIOR O EQUILÍBRIO, MAIS ECONÔMICA SERÁ A ATIVIDADE DO SUJEITO E MAIS COORDENADAS SERÃO SUAS AÇÕES.
       UM DOS ASPECTOS QUE A EXPERIMENTAÇÃO DO CORPO TODO FAVORECE É A INDEPENDÊNCIA DO BRAÇO EM RELAÇÃO AO OMBRO E A INDEPENDÊNCIA DA MÃO E DOS DEDOS, FATORES DECISIVOS DE PRECISÃO DA COORDENAÇÃO VISOMOTORA.
      A ESCRITA NECESSITA DESTA INDEPENDÊNCIA DOS MEMBROS PARA SE PROCESSAR DE MANEIRA ECONÔMICA SEM CANSAÇO E PARA QUE O INDIVÍDUO CONSIGA CONTROLAR A PRESSÃO SOBRE OS DEDOS (TÔNUS MUSCULAR).















PARABÉNS PROFESSORA PELA SUA DEDICAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário